Campanha “Um Dia a Mais” para evitar acidentes de trabalho

Categoria: Sipat destaques

Campanha “Um Dia a Mais” une arte e prevenção para sensibilizar o Brasil sobre acidentes de trabalho

Com lançamento marcado para 14 de julho, movimento convida sociedade, empresas e Estado a refletirem sobre a importância de garantir que cada trabalhador possa voltar para casa em segurança.

No dia 14 de julho, o Brasil conhecerá uma das campanhas mais sensíveis e necessárias do cenário da Segurança do Trabalho. Batizada de “Um Dia a Mais”, a iniciativa nasce como um movimento de impacto social positivo, sem fins lucrativos, com um propósito claro: sensibilizar a sociedade sobre os impactos dos acidentes de trabalho e convidar empresas, profissionais, cidadãos e Estado a agirem de forma preventiva.

campanha um dia a mais

De forma inovadora, a campanha utiliza a música como veículo principal para transmitir sua mensagem. A canção homônima conta a história de Edilson, um trabalhador comum que sofre um grave acidente e, diante do inevitável, faz um pedido às estrelas por mais um dia — um dia a mais para ficar perto de sua esposa Helena e seu filho João. Um dia a mais para viver.

A narrativa é inspirada em centenas de histórias reais que acontecem todos os dias no Brasil. Segundo dados do Observatório Digital (coletados em julho de 2024), uma pessoa morre a cada 3 horas e 33 minutos em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil. E a cada 2 minutos, um novo paciente dá entrada no SUS para tratamento relacionado à saúde ocupacional. “Os números são altos e alarmantes e, muitas vezes, permanecem invisíveis”, afirma Edmar Rezende, CEO do SICLOPE, idealizadores da campanha.

A proposta é clara: tirar a prevenção da bolha técnica e levá-la ao coração das pessoas. Para isso, a campanha oferece um convite aberto à participação: artistas e profissionais podem gravar suas próprias versões da música e compartilhá-las nas redes sociais. No site oficial (www.umdiaamais.com.br), estão disponíveis gratuitamente a letra, cifra, playback e instruções de como colaborar.

Além da música, a campanha apresenta também o Manifesto do Trabalho Seguro, um conjunto de 12 princípios orientadores que reforçam valores como responsabilidade compartilhada, prevenção proativa, saúde integral, educação contínua e valorização de boas práticas. O objetivo é que empresas de todos os setores possam se comprometer publicamente com esses princípios, sem exigência de investimento financeiro, apenas de intenção genuína.

 

EU APOIO

amputados vencedores e sipat palestra apoia campanha um dia a mais

campanha um dia a mais e amputados vencedores apoiaA campanha “Um Dia a Mais” é uma realização do SICLOPE, plataforma digital especializada na gestão de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade. No entanto, segundo Edmar Rezende, CEO do SICLOPE idealizadores da campanha, o projeto vai muito além da tecnologia e da marca. “O que estamos fazendo aqui é abrir um espaço para que cada profissional, cada empresa, cada voz, possa somar. Porque toda família merece viver… um dia a mais”, afirma. Com uma abordagem sensível e emocional, a campanha nasce como um movimento social voltado à valorização da vida e à conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes. “É preciso termos tempo para conseguirmos trazer a sensibilidade para as áreas de segurança e, assim, tocar, emocionar e despertar um olhar mais humano sobre um tema que precisa ir muito além da técnica para realmente transformar”, completa Edmar. O lançamento oficial acontece no dia 14 de julho, com uma música autoral e um videoclipe que convidam a sociedade a refletir, participar e espalhar essa mensagem de forma coletiva.

Serviço:

Campanha Um Dia a Mais
Lançamento oficial: 14 de julho
Site oficial: www.umdiaamais.com.br
Instagram: @umdiaamais.oficial

Como participar: grave sua versão da música e compartilhe nas redes em colab com o perfil da campanha @umdiaamais.oficial com a hashtag #UmDiaAMais 

Contato para imprensa e parcerias: umdiaamais@siclope.tech

Sugestão de pauta:

No último dia 14/07 foi lançada a campanha “Um Dia a Mais”, que utiliza a música como instrumento de conscientização para a temática das consequências da insegurança no trabalho. De uma forma ímpar e sensível, o método tem chamado a atenção da sociedade e das empresas. Mais de 100 organizações já assinaram um termo de apoio a campanha, se comprometendo a seguir os 12 princípios do trabalho seguro, publicados como um manifesto no site. Milhares de pessoas já foram impactadas pelo videoclipe que ilustra a campanha e tem ganhado cada vez mais espaço tanto na internet, quanto em eventos internos organizacionais. O projeto, que não tem intenções comerciais, vislumbra gerar impacto social positivo e chegar na mente e nos corações dos expectadores por meio da arte e da emoção. Qualquer empresa ou pessoa física pode aderir gratuitamente e usar o conteúdo para campanhas de prevenção de acidentes. Jornais e revistas diversas já começaram a publicar sobre o tema. Há também um convite especial aos artistas, que podem fazer download no site oficial da letra, cifra e faixa instrumental da música tema do movimento, para criarem suas próprias versões da canção e, dessa forma, participarem ativamente do projeto por meio da sua arte.  Seria uma honra para nós ter uma matéria publicada por vocês e ampliarmos o alcance dessa mensagem tão importante para todos nós! 

Conheça nosso palestrante principal: Flávio Peralta

Conheça nosso site com equipe de palestrantes para SIPAT  e outros eventos